Caderno do Aluno
Ensino Médio 3º Série
Português


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

PLANEJANDO A FELICIDADE

Eu e meu futuro

Página 3

1. Professor, aproveite esta ocasião de aprendizado para verificar como seus alunos se

expressam oralmente:



Respeitam o turno de fala?



Ouvem, com atenção, o comentário dos colegas?



Falam de modo claro e inteligível?



Expressam-se de modo fluente?

Observe, com atenção, alguns poucos alunos, uns quatro ou cinco. Ao final, faça um

comentário geral, elogiando os esforços daqueles que respeitaram o seu colega

durante a discussão, seja por sujeitar-se ao seu turno de fala, seja por ouvir com

atenção a fala do outro. Acompanhe com atenção as explicações correspondentes no

Caderno do Professor.

2. Professor, faça um registro das respostas das questões, pois elas serão importantes

tanto na Situação de Aprendizagem 4 quanto na avaliação final. Preste detida atenção

aos motivos apresentados pelos alunos.

Página 4

Resposta pessoal.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Páginas 4 - 5

1. Professor, preste atenção à coerência entre as atividades desenvolvidas pelos alunos e

o texto-base, explicado também no Caderno do Professor.

2. “Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos

específicos” (Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa).

Discussão oral

Páginas 5 - 6

Siga atentamente as orientações do Caderno do Professor, página 13, que explicam,

da perspectiva docente, os assuntos aqui desenvolvidos.

Página 6

Uma direção para minha vida: meus desejos e propósitos.

Observe se os alunos utilizaram adequadamente as orientações da seção “Elaborando

um projeto de vida” e organizaram seu texto com base nos referenciais propostos.

Elaborando um projeto de vida

Páginas 6 - 7

1. e 2. Estas duas atividades têm o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de

se fazer um projeto de vida para a obtenção de sucesso, seja pessoal, seja

profissional.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Uma proposta de redação de vestibular: Uma vida feliz e com propósito,

como é possível?

Páginas 8 - 9

1. Depois da leitura e análise dos trechos de Senhora e O cortiço, os alunos deverão

escrever uma redação sobre o tema-título, de acordo com seu projeto previamente

elaborado, respeitando os direitos humanos, usando a norma culta e construindo sua

produção textual de forma coerente e coesa.

Discussão oral

Página 10

Discussão em classe sobre os projetos individuais desenvolvidos em Elaborando

um projeto de vida, nas páginas 6 e 7. Após a socialização, os alunos podem

reformular seus projetos, se necessário, antes de concluí-lo para afixá-lo em local de

fácil acesso.

Páginas 10 - 11

Dentro do contexto em que estamos apresentando o poema, parece importante

destacar a complexidade do ser humano, naturalmente plural, mas na procura contínua

de sua unidade. O cuidado que devemos ter, nessa complexidade constitutiva, é

construirmos nossa identidade e não nos tornarmos “eles e não eu”, ou seja, um vazio, a

ausência da autonomia e da identidade. Um projeto de vida é uma oportunidade de

pensarmos em nós, na autenticidade de quem somos e de quem desejamos ser.

Após ouvir com atenção alguns comentários, destaque que, no mínimo, um projeto

de vida orienta as nossas ações e nos mantêm atentos aos nossos objetivos. Além disso,

a experiência de haver planejado e tentado buscar a realização do plano é sempre um

aprendizado que poderá ser útil em vários momentos da nossa existência.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

O autoconhecimento é essencial para os bons resultados desse um projeto. Incentive

os seus alunos a, como o eu-lírico do poema, sempre lerem “como páginas” o próprio

ser, a sua própria vida.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

PLANEJANDO A FORMATURA

Como vai a formatura?

Página 12

1. Oriente a discussão para a reflexão sobre o projeto de vida, iniciada anteriormente,

associando-a à etapa da conclusão do Ensino Médio e à continuidade dos estudos.

Observe que a escolha do curso superior e da profissão, neste momento, embora

sejam da maior importância, não determinam o destino do indivíduo. Na atualidade,

a formação continuada dá o tom para o acerto entre o presente e o futuro.

2. Resposta pessoal.

Discussão oral

Página 13

Organize o tempo da aula para que cada representante de grupo possa ter sua vez de

falar.

Página 13

Professor, verifique se os alunos compreenderam o que se pede.

A formatura: uma cerimônia

Páginas 13 - 14

1. Uma cerimônia é tanto um conjunto de atos formais e solenes como um conjunto de

atos informais, mas que apresentam certas regras ou padrões de comportamento.

Algumas sugestões de cerimônias: aniversário, missa, formatura, posse de um

presidente, casamento, enterro etc.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Discussão oral

Página 13

Observe que há inúmeros textos orais e escritos necessários para produzir um evento

social como uma formatura. Alguns exemplos: lista de convidados, convite de

formatura e discursos de formatura (mestre de cerimonial, patrono, paraninfo, orador da

turma etc.).

3. Há um ouvinte. O leitor de um discurso ou sermão vai ouvir o texto, não

necessariamente lê-lo.

Página 15

1. Professor, a biografia de Vieira é facilmente encontrável. Verifique se os alunos

relacionam aspectos biográficos à importância literária e social de Antônio Vieira

para a construção de nosso patrimônio cultural.

Recapitulação gramatical: vocativo

2.

a) Guilherme, venha cá!

b) Você, minha amada, nunca sentirá solidão!

c) Céu, ó céu, não te deixes escurecer pelas nuvens!

d) Vai, amigo, que já é hora!

e) Senhores professores, querida família, meus amigos; chegamos ao final desta

etapa.

Um discurso de formatura

Páginas 15 - 16

1. Aproveite a atividade anterior sobre vocativo e amplie o conceito.

2. Oriente a leitura do discurso de formatura para a observação de aspectos adequados e

inadequados do texto.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

3. A sequência é (V), (V), (F), (V), (V) e (F).

4. Sugestão de resposta: o tempo passado como turma é visto como uma caminhada

pela educação e formação dos indivíduos que ali concluem o Ensino Médio.

Discussão oral

Página 17

É importante conscientizar os alunos acerca da importância de cada item em um

discurso de formatura.

Páginas 17 - 18

1. Professor, a forma que traz o adjetivo no masculino inclui mais adequadamente os

dois termos, “senhoras e senhores”, do que manter o adjetivo no feminino, que

sugere afirmar que apenas as senhoras são distintas ou prezadas.

2. Professor, observe que se trata de mais uma etapa da construção do conceito do

gênero textual estudado.

Preparando-se para ser o orador da turma

Página 18

1.

a)

• Sujeito = “Os alunos do terceiro ano”.

• Verbo = “fizeram”.

• Objeto direto = “sua cerimônia de formatura”.

• Complemento adverbial de lugar = “no Salão de Festas da cidade”.

b) No Salão de Festas da cidade, os alunos do terceiro ano fizeram sua cerimônia

de formatura.

c) Professor, nesse caso, houve necessidade de vírgula, pois adotamos outra ordem,

a indireta: “complemento + sujeito + verbo + objeto”.

2. Esta atividade possibilita que se desenvolva o senso de autocrítica.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Discussão oral

Página 19

Professor, observe se os alunos compreenderam a proposta e oriente-os conforme o

enunciado.

Página 20

Discuta, em classe, os diferentes pontos de vista sobre a formatura.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

UM CONCURSO DE ORADORES

Discussão oral

Página 20

Professor, faça dessa discussão um momento prazeroso. Assim, evite um tom

ameaçador ou qualquer comentário que possa desestimular o sonho e a esperança.

Página 20

Ao rever o treino de leitura feito em Lição de casa, página 20, considere as

orientações dadas neste Caderno, páginas 15 e 17, e reforce as orientações que não

foram bem compreendidas.

A apresentação

Página 21

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

A eleição

Página 21

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

Página 22

Oriente os alunos de que o corpo do texto deve ser uma auto-crítica à experiência do

aluno no concurso de orador da turma.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

PLANEJANDO O VESTIBULAR

Discussão oral

Página 22

A discussão deve considerar a importância de se preparar para o vestibular durante

toda a vida escolar e não apenas no terceiro ano do EM.

Trabalho em grupo

Página 22

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

Em dia com o vestibular

Página 23

1. e 2. Ao final, depois que todos tenham feito a atividade, forneça explicações

complementares sobre os conteúdos abordados nas questões. Durante as explicações,

comente as questões. Ao término das explicações ou enquanto as explicações são

dadas, forneça o gabarito. O importante é não limitar a correção ao ato de apenas

fornecer as respostas.

Página 23

O texto do aluno deve refletir a discussão oral feita anteriormente, ou seja, a

importância de se preparar para o vestibular durante toda a vida escolar e não apenas no

terceiro ano do Ensino Médio.


Comentários